Trata-se de um projecto da autoria do Engenheiro Couto dos Santos, tendo a construção deste edifício sido concluída em 1915.
O edifício da Central Termoeléctrica de Massarelos é constituído por duas grandes naves que constituíam respectivamente a casa dos geradores do vapor (caldeiras) e a casa das máquinas.
Até à década de 1940 a Central Termoeléctrica de Massarelos produziu energia suficiente para alimentar a rede de carros eléctricos existentes na cidade do Porto. Com o aumento do número de carros eléctricos em circulação, a Central passa a estar dependente do fornecimento de energia por parte da União Eléctrica Portuguesa.
Na década de 1960, toda a área de produção de energia, que ocupava uma das naves, foi desactivada, passando a energia a ser fornecida por outras entidades. A partir de então a Central passou a funcionar apenas como subestação de transformação de energia, sendo que ainda hoje é a partir deste edifício que se alimentam as linhas de tracção eléctrica existentes na cidade do Porto.